A massagem terapêutica costuma ser indicada especialmente quando se deseja alcançar algum benefício médico. Embora as demais massagens também ajudem a melhorar quadros clínicos, a massagem terapêutica tem o diferencial de focar na parte do corpo que necessita de tratamento.

Além de focar exatamente onde está o problema, a massagem terapêutica ainda deve ser feita de maneira personalizada.

A massagem terapêutica pode ser indicada até mesmo por um profissional de saúde, de forma que ela venha complementar um tratamento que já existe e contribua na recuperação do paciente. Esse tipo de massagem também é indicado para atletas, que podem ser beneficiados com ela após seu treinamento ou então podem fazer a massagem depois do treino.

Benefícios da massagem terapêutica

  • Tonificar a musculatura;
  • Visa alcançar melhor flexibilidade muscular;
  • Soltar os músculos e melhorar seu tônus;
  • Impactos positivos sobre o quadro psicológico do paciente;
  • Relaxamento e alívio de estresse e situações vividas no dia a dia

Quem pode fazer a massagem terapêutica

Não existe restrição de idade para a massagem terapêutica. Como ela é uma massagem personalizada e que muitas vezes envolve somente a área do corpo que foi afetada e necessita de tratamento, então ela pode ser feita por qualquer pessoa.

Até mesmo pacientes que têm um quadro mais sensível podem ser beneficiados com a massagem terapêutica, afinal ela é indicada para gestantes, par pessoas com deficiências e que se encontram em tratamentos complexos. Atletas, esportistas, praticantes de atividades físicas e qualquer outar pessoa que necessite desse tratamento.

Porém, assim como toda massagem, ela pode ser contraindicada em alguns casos. Para ter certeza de que a massagem terapêutica é indicada para seu caso, é fundamental consultar um profissional da área que vai avaliar as suas condições físicas e te instruir sobre seu caso.

Profissional

Isabela Ferrari