Acupuntura é uma técnica milenar que integra a medicina tradicional chinesa. Os benefícios desse tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos. Sua aplicação vem sendo expandida e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental. 

Depressão, transtornos de ansiedade e até dependência química encontram na prática da acupuntura uma via alternativa para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.

Essa terapia age como auxiliar dos tratamentos convencionais com antidepressivos e psicoterapia, aliviando significativamente o sofrimento de quem convive com distúrbios e transtornos de saúde mental.

Princípios da Acupuntura

A acupuntura tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses consideram que nosso corpo possui uma energia vital, a quem eles denominam Qi

Portanto, a prática se baseia na ideia de que nossos maiores problemas relacionados à saúde física e mental causados ​​pelo desequilíbrio dessa energia. Mas quando corpo e mente encontram-se em perfeito funcionamento, o Qi flui através dos canais meridianos, que estão localizados em pontos diversos do corpo.

Esse congestionamento dos canais meridianos e consequente bloqueio do Qi podem ter uma variedade de causas, entre elas a má alimentação, estresse e traumas físicos, herança genética, entre outros.

Profissional

Isabela Ferrari